Menos coisas e mais felicidade

  

 É impossível dar uma visão ampla sobre o que é o minimalismo em apenas uma postagem, mas tentarei deixar este texto bem explicativo pra você que ainda não conhece, ou tem dúvidas sobre este estilo/filosofia de vida. Vale a pena deixar claro que o que está escrito aqui é baseado na minha vivência, na minha vida e nas coisas que eu aprendi sobre o minimalismo, caso tenha ideias e parâmetros diferentes do meu, será um prazer poder conversar contigo sobre, é só comentar abaixo.
   O minimalismo em si é categorizado como o princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos, mas essa descrição não define 1% do real sentido do minimalismo, ao menos não para mim. 
  Há pouco mais de um ano resolvi aderir ao minimalismo, pois o vejo como algo que vai muito além de "redução de consumo" ou "consumo consciente", não é só sobre coisas, mas também sobre pessoas e hábitos, na minha opinião, como adepta do minimalismo, o mesmo  consiste em melhorar sua qualidade de vida, te fazendo entender o real sentido de tudo o que te cerca.
   Quando falamos de minimalismo com alguém da forma como ele é comumente definido, a pessoa já imagina que é só ter 10 peças de roupas, 2 pares de sapatos, 1 utensílio de cada na cozinha e a casa sem móveis uahsuhas. Mas não! Ser minimalista não é necessariamente viver com o mínimo, e sim viver cercado de coisas que fazem sentido pra você e te fazem bem de certa forma. Portanto, é quase que inevitável que seu montante de bens materiais seja reduzido no momento em que você para pra pensar no sentido que cada uma daquelas coisas tem na sua vida.
  Mas como é de praxe vou exemplificar o minimalismo com coisas,  neste exemplo usarei as roupas, pois é o primeiro passo dado pela maioria das pessoas que aderem ao minimalismo, imaginem que você tem um closet abarrotado de roupas, e precisa ir para uma festa. Eu aposto, que mesmo após experimentar metade das roupas do closet, você ainda vai sentir que não tem roupa pra tal ocasião. Isso acontece porque muitas daquelas coisas não fazem sentido real pra você, você comprou metade daquelas roupas porque estavam na moda na época, e tu queria este status, de estar sempre na moda, mas agora que a moda passou (e acredite, ela passa cerca de 52x ao ano) você já não se vê mais saindo usando tais roupas.
  Se você resolvesse aderir ao minimalismo começando pelas centenas de roupas do seu closet, você faria o seguinte:
  Colocaria todas as roupas na cama e faria pilhas de roupas baseadas na seguinte descrição - Roupas que te fazem feliz - Roupas para doar - Estou em dúvidas 
  Você experimentaria as roupas, e na pilha das que te fazem feliz você colocaria somente as roupas nas quais você se sente realmente bem, na pilha de doação aquelas que você não se vê mais usando e na pilha "dúvidas" as que você não sabe bem se quer ou não tirar da sua vida, mas há um porém, essas roupas vão voltar pro closet, mas se num período X você não as usar, significa que elas não fazem tanta diferença assim e podem ser doadas.
  Agora imagine a mesma situação da festa, mas agora com o closet minimalista, o qual você vai abrir e se deparar somente com peças que te deixam mais bonita e feliz... Certeza que não vai passar pela sua cabeça a tal frase "não tenho nada pra vestir".
  O exemplo dado acima foi bem vago, para o post não se estender tanto, pois tenho mais coisas pra falar (ou escrever né), mas deu para vocês terem uma noção.
  Este exemplo das roupas pode (e deve) ser utilizado para todas as coisas das quais você pretender se desfazer, sejam livros, fotos, utensílios domésticos, ou até mesmo móveis. O real sentido do minimalismo é este, fazer com que você fique cercado de coisas que te transmitem paz e felicidade.
  Não faz sentido ter 20 jeans se tu sempre usa os mesmo 5, não faz sentido ter 50 copos se na sua casa só mora você e tu raramente recebe alguém, não faz sentido ter 100 livros, se você nunca abriu nenhum pra ler. Mas se por acaso ter 100 livros te faz feliz (de verdade) não há mal nenhum em mantê-los. Por isso eu havia dito que o minimalismo não é necessariamente viver com menos, e sim viver com coisas que te fazem bem.
  Tenho quase certeza de que o texto ficou um pouco confuso, mas pretendo trazer mais tópicos sobre este assunto e ao longo do caminho vai ficando mais tranquilo assimilar as informações.
  No quadro abaixo tem 6 pequenos tópicos simplificados que te fazem entender onde o minimalismo entra nos outros âmbitos da sua vida.
 

  Vou deixar linkado abaixo outros 2 posts que já fiz sobre o assunto:

   Espero de coração que este post seja útil e que através dele outras pessoas se sintam inspiradas a seguirem a caminhada da vida de uma forma mais leve e feliz.

   Assistam ao novo vídeo do canal, tem muito sobre o minimalismo que eu vivo também.


You Might Also Like

0 comentários

*Deixe sua opinião, ela é super importante para mim!

Beijos, e obrigada!